Presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia também avalia o governo de Ronaldo Caiado e afirma que "tem falhas e indícios de atos de corrupção". "Talvez não seja com a mesma proporção de governos anteriores, mas existe"
André Fortaleza analisa convite para filiação feito pelo presidente Metropolitano do partido Republicanos, deputado Jeferson Rodrigues: "É uma opção" // Fotos: Arquivo/Marcelo Silva
Cada vez mais candidato a deputado federal, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, está no fogo cruzado entre o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), a quem apoia, e seu partido, o MDB, que declarou ainda no meio do ano passado, apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). Diante do aumento do tom das críticas ao prefeito e parceiro político, Fortaleza sai em defesa de Gustavo e afirma que todo governo tem falhas, em referência à gestão de Caiado. E vai além: afirma que há muitos indícios de corrupção na gestão do democrata.
Na entrevista, André Fortaleza não descarta deixar o MDB, já que a aproximação da campanha tende a acirrar as posições antagônicas. Pode abrigar-se no Republicanos, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do deputado federal João Campos, mas isso dependeria de um acerto com a direção do MDB, para Fortaleza não perder o mandato.
O presidente do Legislativo municipal comenta ainda a relação do Governo estadual com Aparecida de Goiânia, maior município do estado, após Goiânia. E aponta que não foi realizada nenhuma obra na cidade pela atual gestão caiadista.
“Eu quero que o governador e seus assessores me apontem uma obra realizada aqui. E ele não faria mais que a obrigação dele, que deveria honrar os votos que recebeu. Trabalhar em prol da população não é favor, é obrigação”, afirma.
Veja os principais trechos da entrevista concedida ao repórter Vinícius Portugal, do Portal NG.
Portal NG – O sr. será candidato a deputado estadual ou federal?
André Fortaleza – Se eu for candidato, eu sou candidato a deputado federal. Lancei o meu nome porque vejo possibilidade de representar não só o município de Aparecida de Goiânia, mas Goiás. Mas claro que tenho um olhar diferente para o meu município, que é Aparecida de Goiânia. Hoje Aparecida tem mais de 300 mil eleitores e comporta tranquilamente um, dois, três deputados federais e no mínimo quatro deputados estaduais. Quem ganharia com isso é a população da cidade. Eu participo de um grupo e se esse grupo achar que o meu nome é uma boa opção e a minha candidatura a deputado federal seja viável, eu estou pronto, inclusive estou tendo conversações com vários segmentos. Mas ainda não é uma decisão definitiva, preciso do aval do meu grupo também para eu seguir com esse projeto.
O sr. Se reuniu recentemente com o deputado Jeferson Rodrigues, presidente do Republicanos. Sobre o que conversaram?
O deputado Jeferson esteve na minha casa recentemente. Tenho um bom relacionamento com ele, que é de Aparecida. Ele me convidou para eu ir para o Republicanos. Eu falei que iria averiguar. A minha situação não é fácil, todos sabem, porque pertenço ao MDB e por isso, assim que eu me definir, irei procurar o meu presidente, Daniel Vilela, com quem não tenho problema algum. A nossa situação hoje é que não estamos do mesmo lado, mas não deixamos de ser amigos e não deixou de haver o respeito entre nós. Então fiquei muito feliz por esse convite do deputado Jeferson e é uma opção para o André Fortaleza.
Como André Fortaleza fica no fogo cruzado entre Gustavo Mendanha, que o sr. apoia, de um lado e o MDB apoiando Caiado, do outro?
Fui eleito pelo MDB e é inquestionável do lado que estou. Eu estou hoje com Gustavo Mendanha e estarei até o final desse processo com o Gustavo Mendanha. Mesmo o nosso MDB ter destinado apoio ao Ronaldo Caiado, que é nosso governador e quem respeito. Democracia é isso: você poder escolher. E eu estarei com Gustavo Mendanha nesse processo, sem atrito, sem agressões verbais. Agora, eu não posso ficar é calado, parecendo que é só a gestão Gustavo Mendanha tem defeito.
Que avaliação o sr. faz do Governo estadual sob comando de Ronaldo Caiado?
O nosso governador Ronaldo Caiado tem um pulso forte, vem tentando fazer uma administração, mas tem três anos já, tivemos a pandemia, o estado que ele diz que pegou sucateado, mas já se vão três anos. E nos dois primeiros anos, não vi tanta crítica ao Gustavo Mendanha. Mas desde quando Gustavo colocou seu nome à disposição do povo de Goiás, nós só vemos críticas. Aí eu pergunto: se o Gustavo Mendanha fosse tão ruim assim, como ele obteve, em 2020, 98% dos votos válidos para prefeito e a candidata do nosso governador não teve 3%? Será que é só o Gustavo que tem falhas? O governo do Ronaldo Caiado tem falhas, sim; tem muitos indícios de atos de corrupção. Talvez não seja com a mesma proporção de governos anteriores, mas existe. Precisa fazer ajustes. E o governador não mostrou nada ainda não. A malha viária está toda detonada. O que investiu em malha viária em três anos? O que investiu em Aparecida em três anos? Estou colocando que o nosso governador Ronaldo Caiado tem, sim, falhas no governo dele, como todo gestor.
O que falta do Governo estadual para Aparecida de Goiânia?
Eu falo que não precisava de o governador ter um olhar diferenciado pra cá, não, ele precisava só olhar. Eu quero que o governador e seus assessores me apontem uma obra realizada aqui. E ele não faria mais que a obrigação dele, que deveria honrar os votos que recebeu. Trabalhar em prol da população não é favor, é obrigação.
Receba nossas notícias
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Por Géssica Veloso
Sugestão de matéria
Em: 13/01/2022 15:32